OS VIKINGS: Um mergulho na história do povo guerreiro do Norte da Velha Europa -OS NÓRDICOS.

OS VIKINGS
Um mergulho na história do povo guerreiro do Norte da Velha Europa - OS NÓRDICOS.
Vamos tomar como ponto de partida em nossa viagem pelo tempo - a história real - de dois afamados Vikings:




(O descobridor da América)
(islandês antigo: Leifr Eiríksson)



Leif um explorador conhecido como o primeiro europeu a descobrir a América do Norte ,
especificamente, o Canadá.


Era o filho de Eric o Vermelho (Eiríkr rauði), um fora-da-lei norueguês, que, por sua vez, era o filho de outro fora-da-lei: Thorvald Asvaldson (Þorvaldr Ásvaldsson). Sua mãe era Þjoðhildr. Seu pai fundou duas colônias nórdicas, a Colônia do Oeste e a Colônia do Leste, na Groenlândia (Greenland), cujo nome foi de sua autoria.
Leif tinha boas noções de navegação e, por volta do ano 1000, acreditando numa história de que haveria terras para além da Groenlândia (sul), partiu daí nessa direção para encontrar terras onde o frio fosse menos intenso.
Rumando para o sul, realmente encontrou terras bastante arborizadas, e mais tarde sinais de povoamento, onde ele desembarcou para fazer contato com os habitantes nativos (inuits/esquimós/índios americanos).
Leif chamou aquela terra de Vinland (para atrair mais nórdicos àquela terra, sendo que significa terra das vinhas).
Chamou os habitantes locais de Skraelings -que quer dizer feios - já que os nórdicos eram loiros e ruivos de pele branca e os índios muito diferentes do que eles estavam acostumados. A convivência com os índios foi pacífica durante todos os meses de acampamento, onde trocaram peles e couro por tecidos nórdicos.
Leif fundou ali L'Anse-aux-Meadows, a cidade que tinha a população de cerca de trinta pessoas, e voltou à sua terra para buscar mais pessoas para aquela maravilhosa terra, porém soube que seu pai (Erik o Vermelho) havia morrido e teve que assumir a Vila Brattahlid em seu lugar.
Mesmo assim pessoas continuaram a ir para a nova cidadezinha até o ano de 1012, quando a população indígena(o povo inuit) invadiu e destruiu quase todas as casas (algumas sobreviveram e foram encontradas, junto com resquícios de cerâmicas Vikings, em escavações realizadas em 1962, o que provou de fato a existência de Vinland).
Por isso, alguns historiadores preferem considerar como o real descobridor da América, não Cristóvão Colombo, e sim Leif Eriksson.

Não percam - na próxima postagem - a continuação dessa fascinante saga desses famosos Vikings!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tudo numa soh Pagina!
QUADRO NEGRO: A MELHOR PÁGINA INICIAL DA NET
estudeinosaojose.blogspot.com
NAVEGUE FÁCIL E RÁPIDO
(CLIQUE AQUI)

VOCE SABIA...
Harald Bluetooth era um monarca Viking, que no século X unificou a Dinamarca e a Noruega... veja mais